História da Animação Nacional
Esta publicação tem mais questões do que propriamente o relato de feitos e engenhos da animação Portuguesa.
Ao que parece consta um filme perdido de 1922 realizado por Joaquim Guerreiro através deste lugar que visito bastante, será uma longa-metragem?
E este de 1930 realizado por Raúl Faria da Fonseca e António Cunhal já terá sido uma longa-metragem com as suas vinte e oito mil e quatrocentas fotografias?
Havia já cinema de animação (que acompanhava publicidade) pelo menos nos finais dos anos 10, uma curta-metragem reconstituída atualmente de 1923 "O pesadelo de António Maria":
Volto às questões: António Gaio no seu "História do Cinema Português de Animação" indica que o filme "Uma História de Camelos" (1930) por João Rodrigues Alves era sonorizado por "excelentes adaptações vitafónicas", o que é isto? Terá sido sonorizado antes do filme "A Severa" (1931) considerado a primeira obra cinematográfica portuguesa sonorizada?
Um dos primeiros filmes de animação a cores: Grandella (1956), sem ser de animação um dos primeiros a cores e conhecido é Sangue Toureiro (1957) de Augusto Fraga, este filme de 1937 por Carneiro Mendes já é a cores.
Os animadores portugueses até são premiados, gostava tanto de ver os filmes de Vasco Branco, o "Circo e Etc." (1960) por exemplo.
A Animanostra era já nos anos 90 das principais produtoras de cinema de animação, já tinha comentado a ligação que vou já expor por causa de Humberto Santana: aqui encontrarão projetos de séries, séries que chegaram a ser realizadas, e várias curtas que se criaram para os bem famosos "O Jardim da Celeste" assim como outras. Vale a pena!
Mais acerca da história da animação:
Podem ver outros documentários: este focado em Servais Tiago e José Miguel Ribeiro ou consultar a seguinte página onde têm algumas curtas-metragem e uma bibliografia sobre este assunto.
Para terminar, algo que não cheguei a dizer aqui, uma outra longa-metragem que está em fase de produção, quero tanto vê-la!!: